Avançar para o conteúdo principal

Otite Serosa

Oi Oi

Como sabem, fiz cirurgia ortognática à três meses, e à dois meses que sinto o ouvido direito tapado, zumbidos e surdez (grave). Neste tempo fui duas vezes às urgências, logo na primeira foi-me diagnosticada Otite Serosa e prescreveram-me medicamentos e sprays nasais. Na segunda vez que lá fui, quase sem melhoras, resultou na marcação de uma consulta de otorrinolaringologia.


Ontem, dia 9 de Julho fui à consulta, além das observações habituais, fizeram-me uma endoscopia nasal e testes de audiologia.  Confirmou-se audição péssima devido a otite serosa. Marcou-se cirurgia de urgência para hoje e finalmente consigo ouvir do lado direito! Que sensação incrível!

Para quem não sabe... A Otite Serosa é a presença de líquido seroso/mucoso por de trás do tímpano, na cavidade do ouvido médio. A membrana timpânica tem que ter mobilidade para haver uma audição normal e o líquido lá dentro impede esse movimento e consequentemente causa falta de audição. Uma das causas para este quadro são as alergias (ex. rinite alérgica), mas neste caso o facto de ter feito uma cirurgia que mudou a minha estrutura facial pode ter levado a uma disfunção da trompa de Eustáquio.
Quando os sintomas se tornam crónicos (duração de mais de 1 a 3 meses), o médico pode realizar um procedimento cirúrgico que consiste em:
  • Fazer um corte no tímpano
  • Aspirar o ouvido
  • Colocação de tubo de ventilação
Esse tubo facilita a drenagem do líquido e permite a entrada de ar para o ouvido médio, equalizando a pressão.

                                               

No fim deste procedimento senti:
  • zumbidos menos intensos e audição melhorada
  • sensação de ouvido "limpo"
Em contrapartida:
  • dor moderada
  • ouvia "interferências"
  • "estalos" espontâneos
  • perda de equilíbrio nos primeiros 5 minutos
  • sensação de efervescência dentro do ouvido
Ao longo do dia os sintomas foram desaparecendo.

#jaoiço #estoubem

Comentários

  1. Estou em lista de espera para cirurgia ortognática (classe III com assimetria facial) e tenho aparelho há 2 anos. Tenho sensação de ouvido tapado e diminuição de audição há 5 anos, já fui a inúmeros otorrinos e ninguém descobre o que se passa. Ler isto fez-me pensar se não será este o meu problema. :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Será que a má oclusão foi responsável por essa disfunção? (Também tinha má oclusão dentária nos primeiros 3 meses de pós, agora o aparelho está a pôr tudo no lugar)
      Se realmente é otite serosa como é que o otorrino não consegue ver?
      Quando fui À consulta detetaram o problema através da simples observação dos ouvidos... E agora estou ótima!
      Só sei que com este post já ajudei outras pessoas que nem sabiam que tinham este problema...
      Espero que tudo corra bem consigo!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Processo Cirúrgico Finalizado

Olá! Finalmente terminei a minha jornada de cirurgias, ortognática e complementares! Se foi complicado? Foi, principalmente pelo número elevado de cirurgias. Num total foram 5. Se foi doloroso? Só senti dor no pós operatório da remoção dos sisos inclusos, foi tão marcante que é impossivel esquecer. Se tive dor nos outros pós-operatórios, já nem me lembro. Se foi emocionalmente fácil? Nem sempre. Apesar de vermos melhorias significativas, o nosso cérebro leva tempo a adaptar-se à nova imagem. Se valeu a pena? Muito! Faria tudo de novo. Aqui fica mais uma montagem de fotos. ❤ E qual é o próximo passo? Reabilitação Oral! Fiquem atentos porque é uma área bastante interessante! Além disso é super importante para quem sofreu alguns danos colaterais das cirurgias maxilo-faciais. beijos, Daniela

Especial 6 meses: Resultados da Cirurgia Ortognática

Olá ortognáticos! Para assinalar os 6 meses de cirurgia ortognática decidi colocar um Antes/Depois. Na verdade já são dois Antes/Depois, mas falta o terceiro! Antes de qualquer procedimento. Após distração  dentosuportada: 1cm de avanço da mandíbula. Após cirurgia bimaxilar : Le fort I, impactação da maxila (sorriso gengival) e BSSO avanço da mandíbula. Turbinectomia e Septoplastia. Mentoplastia. Como irei ficar?                          1.                                             2.                                               3.                                                   4.                                1. Antes / 3. Depois Duas semanas de pós c. ortognática 1. Antes / 3. Depois 1 mês de pós                     1. Antes                               2. Depois da Distração           3. Depois da cirurgia bimax                                                                                                                    (6 meses)

Remoção de Material Cirúrgico e Genioplastia de Avanço (2)

Ora, cá estou eu, novamente, para contar o último capítulo da minha longa jornada ortognática!  No início, em 2015, falaram em 2 cirurgias, mas afinal foram 5, com um total de 3,6cm de avanço mandibular. Em suma, as minhas intervenções foram: Distração osteogénica com distrator dentosuportado, para alongamento sagital da mandíbula, realizada pela Drª Sandra Ferreira. Técnica recente, desenvolvida pela Ortodontia pelo Dr. Francisco do Vale e equipa. (Bloco de Celas- Coimbra) Remoção dos sisos em bloco operatório - Dr. João Carreiro (Bloco de Celas) Cirurgia bimaxilar classe II - Dr. João Carreiro (Bloco de Celas) Genioplastia de avanço, mais conhecida por mentoplastia. - Dr. João Carreiro (UCA- Covões) E, por último, remoção de material cirúrgico (placa do mento) + genioplastia de avanço de 6mm , realizada pela Drª Sandra Ferreira e Dr. João Carreiro.  Que embora se tenha transferido para os Açores, para o seu local de residência, deslocou-se de propósito para a minha intervenção. O que