Avançar para o conteúdo principal

Mentoplastia: 10 meses de pós

 Boa Noite Blogueiros Ortognáticos! 

(... e curiosos também)

Hoje venho falar do meu pós-mentoplastia e como me encontro.

A mentoplastia foi fundamental para concluir o resultado obtido pela cirurgia ortognática, pois o rosto ficou mais harmonioso e anguloso.

Embora já tenham passado 10 meses, ainda me estou a habituar à nova face, a observar-me ao espelho, a reaprender a ser fotografada, a rir com mais naturalidade! A cirurgia maxilo-facial não é apenas um processo físico, como maioritariamente mental, em que temos de lidar com um novo EU.


 
Falando da minha lonnnngaaaaa jornada que ainda não terminou, tenho ido às consultas das várias especialidades que me acompanham, uma delas a Ortodontia.
 
Esta semana tive consulta, em que fizeram a manutenção do aparelho fixo. Colocaram ligaduras metálicas em 8, elásticos em cadeia, fizeram stripping nos incisivos inferiores...
E como não poderia faltar, terei que continuar a usar os elásticos (classe II). Acredito que devo ser das poucas pessoas que usa os elásticos (quase) religiosamente,  até os ortodontistas notam no resultado a cada mês. Pois o desejo de ficar com uma boa oclusão e de retirar o aparelho é enorme.
 
Findo o tratamento ortodôntico, irei mergulhar no mundo da Estética Dentária:
  • Destartarização
  • Polimento/ Branqueamento
  • Substituição de coroa de porcelana
  • Gengivoplastia nos incisivos superiores
  • Correção de retração gengival (inferior)
Confesso que gostava de fazer preenchimento labial com ácido hialurónico, mas... vamos com calma!
 

Entretanto também tive consulta de cirurgia, o mento consolidou e já não apresento edema.

Conversei com o cirurgião sobre a parestesia e a necessidade de tomar Neurobion, uma vez que os nervos mandibulares foram sujeitos a mais um estiramento. O tratamento previsto tem a durção de 2meses e a posologia é 2x/dia.

Apesar de apresentar parestesia, não interfere no meu quotidiano, mas é um efeito colateral para o qual devem estar preparados. Essa dormência, ou falta de sensibilidade,  permanente ou reversível, pode surgir até numa simples extracção de dentes do siso.

Quanto à parte muscular, ainda sinto alguma rigidez. Acredito que a causa, além do estiramento dos músculos da mandíbula, tem sido a preguiça de fazer exercícios para "soltar" a musculatura. Confesso que fui mais rigorosa no pós- operatório da cirurgia ortognática.

Não menos importante, foi a consulta de Otorrinolaringologia, em que se constatou que o carretel - tubinho- ainda se encontra no tímpano, sem sinais de infeção. Bem pelo contrário, já se verifica a "cicatrização" do tímpano, e, dentro de 6 a 12 meses, este deve expulsar o carretel e regenera.

Vocês não têem noção das saudades de tomar banho sem me preocupar com a entrada de água no meu ouvido. Saudades daquele mergulho no mar...

Para quem não se recorda, ou não está a par, estou em tratamento da otite serosa, decorrente da cirurgia bimaxilar, realizada em Abril de 2019.*

*https://cirurgiaortognatica2015.blogspot.com/2019/07/otite-serosa.html 


 

E é isto! mais uma partilha da minha longa experiência.

💗

Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial às pessoas que me acompanham e enviam mensagens motivadoras.

Beijos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Processo Cirúrgico Finalizado

Olá! Finalmente terminei a minha jornada de cirurgias, ortognática e complementares! Se foi complicado? Foi, principalmente pelo número elevado de cirurgias. Num total foram 5. Se foi doloroso? Só senti dor no pós operatório da remoção dos sisos inclusos, foi tão marcante que é impossivel esquecer. Se tive dor nos outros pós-operatórios, já nem me lembro. Se foi emocionalmente fácil? Nem sempre. Apesar de vermos melhorias significativas, o nosso cérebro leva tempo a adaptar-se à nova imagem. Se valeu a pena? Muito! Faria tudo de novo. Aqui fica mais uma montagem de fotos. ❤ E qual é o próximo passo? Reabilitação Oral! Fiquem atentos porque é uma área bastante interessante! Além disso é super importante para quem sofreu alguns danos colaterais das cirurgias maxilo-faciais. beijos, Daniela

Especial 6 meses: Resultados da Cirurgia Ortognática

Olá ortognáticos! Para assinalar os 6 meses de cirurgia ortognática decidi colocar um Antes/Depois. Na verdade já são dois Antes/Depois, mas falta o terceiro! Antes de qualquer procedimento. Após distração  dentosuportada: 1cm de avanço da mandíbula. Após cirurgia bimaxilar : Le fort I, impactação da maxila (sorriso gengival) e BSSO avanço da mandíbula. Turbinectomia e Septoplastia. Mentoplastia. Como irei ficar?                          1.                                             2.                                               3.                                                   4.                                1. Antes / 3. Depois Duas semanas de pós c. ortognática 1. Antes / 3. Depois 1 mês de pós                     1. Antes                               2. Depois da Distração           3. Depois da cirurgia bimax                                                                                                                    (6 meses)

Remoção de Material Cirúrgico e Genioplastia de Avanço (2)

Ora, cá estou eu, novamente, para contar o último capítulo da minha longa jornada ortognática!  No início, em 2015, falaram em 2 cirurgias, mas afinal foram 5, com um total de 3,6cm de avanço mandibular. Em suma, as minhas intervenções foram: Distração osteogénica com distrator dentosuportado, para alongamento sagital da mandíbula, realizada pela Drª Sandra Ferreira. Técnica recente, desenvolvida pela Ortodontia pelo Dr. Francisco do Vale e equipa. (Bloco de Celas- Coimbra) Remoção dos sisos em bloco operatório - Dr. João Carreiro (Bloco de Celas) Cirurgia bimaxilar classe II - Dr. João Carreiro (Bloco de Celas) Genioplastia de avanço, mais conhecida por mentoplastia. - Dr. João Carreiro (UCA- Covões) E, por último, remoção de material cirúrgico (placa do mento) + genioplastia de avanço de 6mm , realizada pela Drª Sandra Ferreira e Dr. João Carreiro.  Que embora se tenha transferido para os Açores, para o seu local de residência, deslocou-se de propósito para a minha intervenção. O que