O mento (queixo) deve ser considerado como uma região autónoma da mandíbula, constituindo um dos 3 elementos fundamentais da cirurgia maxilo-facial: o maxilar, a mandíbula e o mento.
O mento é uma das regiões que mais marcam o perfil e a harmonia estética do rosto. Também desempenha um papel funcional decisivo, quer como ponto de ancoragem mediano de estiramento dos tecidos moles – pele, tecido celular subcutâneo, músculos e fascias, quer para a postura e função labial inferior. E não só do lábio inferior, pois a função deste influencia a do lábio superior porque formam uma unidade funcional.
Podemos detectar anomalias tridimensionais do mento: proeminência ou recuo, pode ser muito alto ou baixo, pode ser muito largo ou estreito. O padrão feminino é sempre mais ovalado que o masculino.
Curiosamente, os deficits, excepto quando exagerados (como o meu caso), não são reconhecidos ou são bem tolerados. Este recuo, quando associado a uma altura reduzida do mento contribui para dar ao rosto um aspecto mais infantil e por isso mais aceitável em relacão ao "queixo grande".
É comum que o recuo da mandíbula e do mento não sejam reconhecidos durante a infância e início da adolescência, constituindo um problema futuro, pois não houve procura para a resolução deste. Pior, é que muitos dentistas também fazem a mesma confusão, aplicando aparelhos ortodônticos e extraindo dentes no maxilar superior, compensando a mordida.
Alerto para a procura de um ortodontista e de um cirurgião maxilo-facial se houver suspeita de algum "problema nos maxilares".
O meu caso foi bem mais complicado e não se resolvia apenas com uma mentoplastia de avanço, por isso foram realizados os procedimentos, antes da mentoplastia (imagem da esquerda):
- Distração Osteogénica Mandibular Dento-Ancorada
- Cirurgia Ortognática Bimaxilar
Antes e Depois da Mentoplastia de Avanço |
Um mento pequeno e recuado, além do que foi referido anteriormente, também contribui para o aparecimento prematuro de sinais de envelhecimento facial tais como flacidez, rugas e "papada".
Na imagem da direita, após mentoplastia de avanço, podem observar um perfil muito mais harmonioso, diminuição da papada e função labial melhorada.
Abaixo, nas telerradiografias de perfil, podem ver a nova posição do mento e a sua influência nos tecidos moles, músculos, lábios...
![]() |
Telerradiografias de Perfil pré e pós-op Mentoplastia |
Gostaram do post?
Deixem o vosso comentário.
Comentários
Enviar um comentário