Avançar para o conteúdo principal

Cirurgia Parte I: Primeiros Dias

Dia Zero

De manhã realizaram-se os exames habituais para a preparação da cirurgia: RX- tórax, ortopantomografia, análise ao sangue e ECG.
Hora de almoço: Nem consegui almoçar com tantos nervos...
Tarde: Colocação do distrator... Aí mesmo que quisesse comer, azar, já não dava :O Comi um bolo fofinho e um Ice Tea de Manga.
Hora de Jantar: consegui comer a sopa, um iogurte grego e um bolinho que uma senhora simpática, que estava para o mesmo, me comprou. E mais dois Ice Tea para aliviar a impressão que o distrator provocava. Atenção que não é nenhum bicho. Eis na figura em baixo:

Dia Um

Ai que nervos!
Logo de manhã administraram-me uma injecção de midazolam no rabo para ver se a ansiedade desaparecia. Não doeu nadinha, que mãos de fada! Também me administraram corticóides por via intravenosa (anti-inflamatório), e realizaram outros procedimentos habituais.
A cirurgia decorreu normalmente. Consistiu basicamente na secção do osso, nos dois lados da mandíbula, para daqui a uma semana fazer avançar o distrator, promovendo o crescimento do maxilar de forma gradual. Eis a fotografia de praxe neste tipo de blogues.


Nem fiquei com muito mau aspecto!!! Dores muito poucas, tenho o queixo dormente desde a zona do distrator, mas como sinto o maxilar superior, lá consegui jantar sem precisar de um espelho! Nem tudo é mau. :p

Dia Dois

Dia da Alta!!!!!!!

Estava bem disposta e já me conseguia alimentar. Não havia razões para lá ter que ficar.
Ainda me sinto um pouco confusa e tenho algumas tonturas, mas deve ser normal... O que é chato é estar constantemente a babar-me :( Deve-se à falta da sensibilidade do queixo e de não conseguir fechar bem a boca. 

Fiz uma ortopantomografia e voilá, Fui para casa felicíssima. :)

Agora ao jantar comi uma sopinha de marisco e foi o que me valeu :) 
Pior mesmo é ter que tomar o antibiótico dispersível (profilaxia) depois deste manjar dos deuses...😋 Ao menos o anti-inflamatorio pedi suspensão oral em vez de saquetas para ver se não vomito só com o sabor. 

Agora vou lavar os dentes com uma escova linda que a minha mãe comprou e depois segue-se o bochecho com cloro-hexidina colutório :) (importante após todas as refeições!)


Beijos para quem me acompanha e tem perguntado por mim*

#àesperademelhoresdias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Processo Cirúrgico Finalizado

Olá! Finalmente terminei a minha jornada de cirurgias, ortognática e complementares! Se foi complicado? Foi, principalmente pelo número elevado de cirurgias. Num total foram 5. Se foi doloroso? Só senti dor no pós operatório da remoção dos sisos inclusos, foi tão marcante que é impossivel esquecer. Se tive dor nos outros pós-operatórios, já nem me lembro. Se foi emocionalmente fácil? Nem sempre. Apesar de vermos melhorias significativas, o nosso cérebro leva tempo a adaptar-se à nova imagem. Se valeu a pena? Muito! Faria tudo de novo. Aqui fica mais uma montagem de fotos. ❤ E qual é o próximo passo? Reabilitação Oral! Fiquem atentos porque é uma área bastante interessante! Além disso é super importante para quem sofreu alguns danos colaterais das cirurgias maxilo-faciais. beijos, Daniela

Cirurgia parte III: Mentoplastia

Boas! No início do próximo ano farei mentoplastia de avanço para completar o processo. Entretanto passaram 7 meses desde a cirurgia ortognática, já estou recuperada e mais que pronta para fechar este capítulo da minha vida. Este mês tem sido crucial para o dia da cirurgia, já fiz todos os exames necessários, fui à consulta de anestesia, o tratamento ortodôntico está avançado e entretanto terei a consulta com o cirurgião maxilo-facial. A cirurgia será feita em ambulatório, uma vez que é um procedimento mais simples, e se tudo correr bem no dia seguinte terei alta. Para quem não tem acompanhado com atenção, já fiz dois procedimentos: Distração Osteogénica Mandibular Dento-Ancorada Cirurgia Ortognática Bimaxilar, Septoplastia, Turbinectomia Apesar de o processo ainda não estar concluído, já se notam diferenças. Olhando para o antes, não me consigo reconhecer. Como ficarei depois? Para finalizar, é preciso "remodelar" o mento pois é uma das regiões...

A Importância da Mentoplastia após Cirurgia Ortognática

O mento (queixo) deve ser considerado como uma região autónoma da mandíbula, constituindo um dos 3 elementos fundamentais da cirurgia maxilo-facial: o maxilar, a mandíbula e o mento. O mento é uma das regiões que mais marcam o perfil e a harmonia estética do rosto. Também desempenha um papel funcional decisivo, quer como ponto de ancoragem mediano de estiramento dos tecidos moles – pele, tecido celular subcutâneo, músculos e fascias, quer para a postura e função labial inferior. E não só do lábio inferior, pois a função deste influencia a do lábio superior porque formam uma unidade funcional. Podemos detectar anomalias tridimensionais do mento:  proeminência ou recuo, pode ser muito alto ou baixo, pode ser muito largo ou estreito. O padrão feminino é sempre mais ovalado que o masculino. Curiosamente, os deficits , excepto quando exagerados (como o meu caso), não são reconhecidos ou são bem tolerados.  Este recuo, quando associado a uma altura redu...